Reiki – Terapia de Cura com Energia

Reiki Terapia de cura

Reiki é uma técnica japonesa de tratamento do corpo através da redução do stress, promovendo o relaxamento. Provém de duas palavras japonesas:
• Rei – significa “universo” ou “poder máximo”
• Ki – significa “energia da vida”

Assim, o Reiki é na verdade uma terapia em que se transfere energia da vida.

Essa transferência de energia é feita através das mãos do terapeuta, e também pode ser chamada de terapia curadora. A energia é canalizada através dos Chakras (7), centros de energia do corpo, para as mãos.
Por norma as mãos do terapeuta são colocadas em cima do corpo do cliente, mas há terapeutas que as deixam centímetros acima do corpo, deixando assim que a energia flua.
Reiki é uma ligação espiritual, não é religião! Não precisa de fé para funcionar! 
Existem muitos mitos sobre O Reiki e as medicinas alternativas que não correspondem as verdade, descobra quais no nosso artigo Mitos sobre as Medicinas Alternativas Desvendados.

Tipos de Reiki

Há dois tipos de Reiki, Japonês Tradicional e o Ocidental. A grande diferença entre eles tem a ver com a colocação das mãos.
No Reiki Ocidental a energia flui mais através da colocação metódica das mãos.
No Reiki Tradicional Japonês a energia flui através as capacidades intuitivas, através da colocação correta das mãos.

História do Reiki

Surgiu por Mikao Usui, em 1922. Reza a história que durante um curso Budista se acreditou que Usui tinha adquirido poderes espirituais e conhecimento através da revelação mística. A essa técnica deu o nome de Reiki.
Anos mais tarde, um dos seguidores de Usui, desenvolveu o seu sistema de Reiki, mas mais simples, tanto nos ensinamentos como nas técnicas aplicadas. Chujiro Hayashi colocou na sua técnica mais ênfase no tratamento físico.
Entretanto uma nipo-americana, Hawayo Takata, que se iniciou no Reiki através de Chujiro Hayashi, abriu várias clínicas nos EUA, tendo começado a tratar várias pessoas. Graças a ela é que o Reiki se espalhou pelo mundo Ocidental e sobretudo devido à modificação da técnica Tradicional Japonesa, para um modo mais compreensível pelo mundo Ocidental.

7 Chakras

São 7 os principais canalizadores de energia no Reiki, denominados por Chakras, cada um com uma cor específica, bem como localização e função:
1. Muladhara (vermelho): Chakra raiz, traz vitalidade para o corpo físico
2. Svadhisthana (laranja): Chakra órgão genital, traz força e vitalidade física
3. Manipura (amarelo): Chakra do plexo solar, ajuda na digestão, emoções e metabolismo
4. Anahata (verde): Chakra cardíaco, dá energia ao sangue e ao corpo físico
5. Vishuddha (azul claro): Chakra laríngeo, fortalece som, vibração e comunicação
6. Ajña (azul índigo): Chakra frontal, revitaliza sistema nervoso e a visão
7. Sahasrara (violeta): Chakra coroa, revitaliza o cérebro

Benefícios do Reiki

Através do Reiki, é tratado os seguintes aspetos: físico, mental, emocional e espiritual. Mais, também pode ajudar a tratar doenças agudas e crónicas, mas em casos terminais, ajuda a aliviar a dor, garantindo qualidade de vida no tempo que resta.
Promove a sensação de bem-estar e relaxamento, redução de stress. Aumenta os níveis de energia, bem como fortalece o sistema imunitário da pessoa. Em situações de doença ou cirurgia recente, promove a aceleração do processo de recuperação.
Todos estes benefícios farão com que a pessoa se sinta melhor, melhorando o descanso noturno.
Há ainda quem defenda que o Reiki pode ser usado para tratar condições como lesões simples, cefaleias, constipações. Bem como beneficiar quem sofra de asma, sida, doenças cardíacas e cancro.

Conheças mais sobre Reiki em Portugal em : Associação Portuguesa de Reiki

Partilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Deixe uma resposta