Proteja-se de Escaldões

Perigo dos Escaldoes

Escaldão é o dano da pele devido aos raios ultravioleta. Acontece após um grande período de exposição solar. A pele fica vermelha, quente e irritada; ao fim de alguns dias essa pele pode começar a fraquejar e a saltar. Um escaldão devido a exposição solar excessiva pode demorar até 7 dias a curar.
Assim, durante o verão, o nosso corpo fica mais suscetível aos escaldões e como tal há que alertar para os perigos que daí advêm. Apesar não ser grave e de curta recuperação, os escaldões no verão escondem perigos para sua pele. Como envelhecimento e podem provocar cancro na pele.

Porque apanhamos escaldões no verão?

Durante o verão andamos mais “relaxados” com o sol. Devido ao calor protegemo-nos menos com roupa, deixando mais pele a apanhar sol, e por esse motivo muitas vezes subestimamos a força do sol quando andamos na rua.
Mais, durante o tempo de praia, o vento e a humidade do corpo (devido aos banhos na água), arrefecem a nossa pele e acabamos por não nos aperceber do escaldão na pele.

Proteçao contra escaldoes

Proteja assim a sua pele do sol forte sempre que sair de casa, aplicando um protetor solar forte, quer seja com roupa adequada, andar sempre à sombra. Evite a exposição solar durante as horas de maior calor, entre as 11h00 e as 16h00, pois é nesse período que os raios UV estão mais fortes!

Também pode apanhar escaldões com céu nublado e do sol a refletir na neve!

Perigos dos escaldões

São vários os perigos dos escaldões no verão. Além de cosméticos, têm efeitos cumulativos, especialmente quando os apanhamos ainda em crianças. Por isso proteja-se, de modo a evitar tais complicações para a saúde!
Assim que ocorre um escaldão os seus efeitos são irreversíveis!
O grau de severidade dos escaldões tem a ver com perigos a curto prazo e longo prazo!
• Cancro da pele – um escaldão pode levar ao aumento de desenvolver cancro da pele, especialmente se começar na infância.
• Envelhecimento prematuro – os raios UV penetram na epiderme até à derme, destruindo o colagénio e elastina. Como resultado surgem as rugas, sinais de envelhecimento prematuro, além de outros danos:
o Pontos negros
o Pigmentação dispersa
o Escurecimento da pele
o Enfraquecimento da pele
o Rugas
• Agravamento de outras condições da pele como:
o Eczema
o Rosácea
o Psoríase
Além disso os escaldões no verão escondem ainda outros perigos para a saúde.
• Desidratação, devido ao aumento da temperatura corporal.
• Queimaduras de segundo grau, quando surgem bolhas devido ao aumento da temperatura da pele.
• Infeção secundária, quando é um escaldão grave infetando a pele.
• Choque, raro, mas pode acontecer quando se perde muitos líquidos.

Aprenda a protejer os seus filhos do sol, leia o nosso artigo sobre como proteger as crianças do sol.

Partilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Deixe uma resposta