Como Funciona Acupuntura ? – Fique perceber mais sobre este tratamento

Acununtura como funciona

Tal como o Reiki a acunpuntura tem uma origem que  data de há milhares de anos. A teoria por detrás da acupuntura, colocação de agulhas finas em pontos essenciais do corpo humano, é de que existem fluxos de energia (QI, Yin e Yang) ao longo do corpo que são essenciais para o bem-estar e estes têm que ser restabelecidos sempre que estejam alterados.
Assim, quando esses fluxos de energia se encontram alterados, surge a dor, doenças e problemas de saúde; recorrendo à acupuntura consegue-se corrigir tais fluxos de energia através de pontos essenciais próximos da pele.
É assim restaurado o QI, Yin e Yang, ficando o fluxo de energia restaurado e por fim o nosso corpo volta a ficar saudável. Tudo devido à introdução das agulhas nos pontos específicos do nosso corpo.

Existem mais de 1000 pontos de acupuntura ao longo do nosso corpo.

Como funciona a acupuntura?

Pontos da acupuntura

Existem muitos estudos que sugerem a forma como a acupuntura funciona.

  • Teoria Neurotransmissores: sugere que esta estimula a libertação de neurotransmissores específicos que afetam o sistema imunitário do nosso corpo.
  • Teoria do Controlo: indica que ativa recetores específicos que inibem a estimulação da dor.
  • Teoria do Sistema Nervoso Autónomo: diz que despoleta a libertação de norepinefrina, acetilcolina e opiáceos que provam alterações no SNA e assim reduzem a dor.
  • Teoria do Interstício Vascular: sugere a afetação do sistema elétrico do corpo, transferindo assim energia e material entre os tecidos normais e lesionados, facilitando a sua recuperação.
  • Teoria do Sangue: aumenta e reduz os componentes sanguíneos, regulando assim o corpo graças à homeostasia.

A medicina chinesa diz que a acupuntura tem a sua própria forma de “falar”. Qualquer sintoma que a pessoa tenha é um sinal de um desequilíbrio no corpo relativamente ao QI, Sangue, Yin e Yang. E sempre que haja dor, significa que os meridianos estão desalinhados.

Assim e através da análise detalhada do historial clínico da pessoa, consegue-se encontrar esses desequilíbrios e através da colocação das agulhas, nos pontos selecionados, recupera-se o equilíbrio do corpo!

Para compreender melhor o que são medicinas alternativa e os seus  beneficios veja o nosso artigo sobre Mitos Sobre as Medicinas Alternativas Desvendados

Partilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Deixe uma resposta