Aprenda o que fazer quando uma criança se entala

Uma criança engasgar-se é o pior pesadelo de qualquer pai, e como tal, devemos estar sempre preparados para agir perante essa situação. O modo de atuação depende da idade da criança, pois as crianças não são todas iguais.
A informação abaixo servirá para salvar a vida de uma criança. Ao longo do crescimento, as crianças exploram tudo ao seu redor, desde brinquedos pequenos, botões, moedas, pilhas. Pois eles confundem tais objetos com comida, especialmente quando ainda são bebés.
Mas não só objetos pequenos os responsáveis pelo engasgamento. Por vezes alimentos, como uvas, pedaços de carnes, também provocam o engasgar das crianças. Pois não conseguem mastigar corretamente, ou colocam na boca à pressa.

Estar atento à criança e ao meio que o rodeia é essencial para evitar o engasgamento!

Engasgar é quando algo obstrui o esófago, obstruindo assim a passagem de ar, dificultando ou impedindo a respiração.
Se tal acontecer, é possível retirar o objeto responsável pela obstrução recorrendo a técnicas específicas. Não basta colocar os dedos boca adentro da criança, forçando o vómito. Pois pode piorar…

Guia para desobstruir criança engasgada

Temos que ter em conta duas situações. Se a criança tem menos de um ano ou mais de um ano. Além do estado de consciência; se estiver consciente tanto pode ser usada palmadas secas nas costas, como a manobra de Heimlich. Se estiver inconsciente há que iniciar manobras de reanimação e chamar a equipa de emergência!

Criança com menos de 1 ano

Sente-se e deite a criança com a barriga para baixo ao longo das suas coxas. Segure a cabeça com a sua mão. Seguidamente dê até cinco palmadas secas nas costas, entre as omoplatas.
Se ainda assim não conseguiu desobstruir a via aérea da criança, há que passar para a manobra de Heimlich. No caso de bebés, deitar de barriga para cima e pressionar com os dedos abaixo do esterno em direção ao pescoço.

Criança com mais de 1 ano

Deite a criança de barriga para baixo no seu colo, como um bebé. Se não for possível, apoie a criança inclinada para a frente e dê cinco palmadas secas nas costas, entre as omoplatas.
Se as palmadas não aliviarem o engasgamento e se a criança estiver consciente, então tem que mudar as manobras para a frente, aplicando a manobra de Heimlich. Criança de pé, costas para si, entrelaçar as suas mãos abaixo do esterno e dar um “apertão” de modo a forçar a tosse.

Heimlich

A imagem demostra a posição das mãos quando é feita a manobra de Heimlich num adulto.

Heimlich

 

Demosntração da manobra de Heimlich Numa Criança com mais de 1 ano

 

 

 Demosntração da manobra de Heimlich em crianças com menos de um ano

 

Em baixo pode ver um vídeo em inglês com uma explicação

Partilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Deixe uma resposta